Leia o trecho do romance O Cortiço para responder à questão: Ela saltou no meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar os quadris, e em seguida sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, titilando. (AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço, 25. ed. São Paulo: Atica, 1992, p. 72-3.) No trecho acima, há uma descrição da personagem Rita Baiana, dançando com agilidade. Para representar esse movimento, o autor utiliza várias formas verbais no gerúndio. Assinale a alternativa que traz a intencionalidade em usar essas formas verbais, e que tipo de implícito isso provoca: Escolha uma: a. O uso do gerúndio foi apenas para mostrar a dança, isso provoca um implícito desconhecido. b. As formas verbais no gerúndio representam a personagem e seu efeito, isso provoca um pressuposto. c. Ao usar essa forma verbal, o autor quis mostrar o movimento da dança, isso resultou em um pressuposto verbal. d. O uso do gerúndio promove o efeito do movimento ágil, isso provoca um subentendido. e. O uso dessas formas verbais não produz efeito, isso provoca uma inferência.