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Leia, comparativamente, os trechos dos romances Lucíola, de José de Alencar, e A falência, de Júlia Lopes

Tay

- Enem

Leia, comparativamente, os trechos dos romances Lucíola, de José de Alencar, e A falência, de Júlia Lopes de Almeida. A seguir, responda à questão.FRAGAMENTO DE "LUCÍOLA", DE JOSÉ DE ALENCAR

Saí alucinado! Fora delírio, convulsão de prazer tão viva que, através do imenso deleite, traspassava-me uma sensação dolorosa, como se eu me revolvera no meio de um sono opiado, sobre um leito de espinhos. É que as carícias de Lúcia vinham impregnadas de uma irritabilidade que cauterizava. Há mulheres gastas, máquinas do prazer que vendem, autômatos só movidos por molas de ouro. Mas Lúcia sentia; sentia sim com tal acrimônia e desespero, que o prazer a estorcia em cãibras pungentes. Seu olhar queimava; e às vezes parecia que ela ia estrangular-me nos seus braços, ou asfixiar-me com seus beijos.

FRAGMENTO DE "A FALÊNCIA", DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA

Na secretária, ao lado do código de Orlando, o tinteiro de prata já vazio e em que a caneta sem pena pesava num abandono de corpo morto, havia cintilações frias. Nas paredes, chispavam as molduras dos quadros, e desenhava-se a figura atrevida do cavalheiro de bronze, de chapéu emplumado na mão, em um aceno arrogante de adeus. Disseram-lhe o último, e fecharam a porta. Na limpeza da casa, Nina encontra em um caixote, no porão, entre um sem número de objetos mutilados e antiquíssimos, o chicotinho com que Mário a zurzia nos dias de cólera, quando, pequena e magra, ela fazia reboar pelos corredores a sua tosse de cão, que ele abafava gritando-lhe:

— Cala a boca! Cala a boca!

Calar a boca tinha sido todo o seu trabalho na vida. Com um triste sorriso desbotado, Nina separou de todos os objetos destinados para a fogueira, aquele chicotinho revelador e profético, e guardou-o como relíquia. Para que nascera ela, senão para ser batida?

Assinale a alternativa INCORRETA.

Escolha uma opção:
a. Há evidências, nos trechos de ambos os romances, de que a mulher era subserviente, passiva e que seu papel social era restrito e vigiado.
b. No trecho do romance Lucíola, fica expresso o olhar sob o ponto de vista de um narrador masculino, que julga a mulher sob as influências do patriarcalismo.
c.
Nos dois trechos, a mulher é representada como objeto que servia ao gozo e ao mando masculino, sem que esta demonstrasse qualquer sinal de consciência sobre sua subalternidade, no Brasil do século XIX e início do século XX.
d. No trecho do romance A falência, a limpeza que a personagem Nina faz no ambiente deixa entrever, também, uma espécie de limpeza interior.

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