Bootstrap

Eu el-rei faço saber a vós andré vidal de negreiros, fidalgo de minha casa, que considerando a muita

MELIODASdaIRA

- Enem

Eu el-rei faço saber a vós andré vidal de negreiros, fidalgo de minha casa, que considerando a muita disposição que têm as terras desse estado do maranhão e grão-pará vos elegi para governador e capitão general do dito estado. o grão-pará, que também fica debaixo da jurisdição do vosso governo, se tem por conquista de grandes esperanças, assim pela grandeza da capitania, como pela bondade das terras, e que tem grandes matas de árvores de cravo e noz moscada, como a da índia, e que tudo se pode beneficiar com pouco custo e muito proveito de meus vassalos e minha fazenda. mendonça. m. c. raizes da formaçõo administrativa do brasil. torro ii. regimer. tosxvll o xxxiii. rio de janeiro: ihg& conselho federa! de cultura (adaptado). o estado do maranhão e grão-pará foi criado, originalmente, por carta régia em 1621, no contexto da união das coroas ibéricas. no documento transcrito, a formação desse estado possibilitou à metrópole portuguesa o a) recrutar a mão de obra indígena nas missões jesuíticas. o b) incorporar as riquezas da floresta no circuito mercantil. o c) controlar o cultivo de alimentos nas roças comunitárias. o d) inspecionar as benfeitorias reais nas atividades extrativas. o e) fiscalizar o aproveitamento das áreas arrendadas da região.

1 Resposta

Olá,

A Carta apresenta linguagem complexa, o que pode te confundir em relação à verdadeira resposta correta. Logo, podemos perceber que há grandes formalidades e uma boa disposição e simpatia por parte do El-Rei em relação ao novo governador.

Logo, percebemos que ele menciona a possibilidade de exploração das árvores; o que é a chave para a nossa resposta. Ele menciona as grandes árvores e a noz,que é como a da Índia. Isso nos leva a crer que;

Alternativa correta é a B, pois a sugestão do El-Rei é que as riquezas naturais e das árvores sejam incorporadas ao comércio.

Espero ter ajudado!​

Mais perguntas de Enem