Bootstrap

Considerando a leitura do trecho e os estudos no texto-base a respeito dos parâmetros detectados pela enervação

Ferkaso

- Enem

Considerando a leitura do trecho e os estudos no texto-base a respeito dos parâmetros detectados pela enervação terminal da boca e da língua, assinale a alternativa correta.A adistringência do vinho é compreendida como o amargor deixado na boca após um gole da bebida na temperatura errada. Esta sensação na boca muitas vezes é interpretada pelo cliente como se o vinho não possuísse qualidade no processo produtivo.

O teor alcoólico, quando em maior quantidade, aporta uma sensação de acidez ao vinho. A acidez, por sua vez, retira a percepção do sabor, e o vinho torna-se amargo.

O corpo ou densidade de um vinho não é influenciado por sua temperatura e composição. Álcoois, ácidos, taninos e açúcar, todos desempenham um papel no corpo de um vinho e, por conseguinte, na percepção de seu sabor.

A temperatura em que um vinho é servido tem efeito significativo sobre como é percebido pelo paladar. Quando a temperaturas for alta, a percepção na boca do aroma se tornará mais intenso por causa da grande volatilidade dos compostos aromáticos na bebida.

A efervescência resulta da carbonatação presente no vinho e está presente nos vinhos de má qualidade ou naqueles que perderam sua validade.

1 Resposta

Lauraa

Olá, pessoal! Aqui está a prova comentada – Fisioterapia ALEGO. Como foram nessa prova? Encontramos algumas questões passíveis de recursos. Colocarei a prova com cada assertiva comentada. Vamos lá!

PROVA FISIOTERAPEUTA-TIPO-D

QUESTÃO 21

Um paciente faz abdução ativa do membro superior (no plano da escápula) e recebe a resistência oposta pelo examinador a 90°, posição que sensibiliza a tensão exercida no tendão do supraespinhal. A resposta poderá ser apenas dor na face anterolateral do ombro, acompanhada ou não de diminuição de força ou mesmo da incapacidade de elevar o membro superior, indicando desde tendinopatias até a ruptura completa do tendão.

O procedimento descrito refere-se ao teste de

(A) Bunnel-Littler.

(B) Yocum.

(C) Neer.

(D) queda do braço.

(E) Jobe.

Gabarito: E.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Bunnel – Littler: avalia os músculos intrínsecos da mão. Deve-se manter a articulação metacarpofalangeana em extensão e tentar fletir a articulação interfalangiana proximal. A flexão desta articulação indica ausência de hipertonia dos músculos intrínsecos e mede o tônus desta musculatura. Se não houver a flexão da interfalangeana proximal é devido a contratura capsular. Item errado.

(B) Yocum: paciente levanta o cotovelo na altura do ombro enquanto repousa a mão sobre o ombro oposto. Positivo para impacto subacromial (sente dor com o movimento). Item errado.

(C)  Neer: Avalia a compressão das estruturas do ombro entre o tubérculo maior do úmero e o acrômio (bursa subacromial e supraespinhal). Alguns autores falam que é mais específico do supraespinhal, pois o movimento do teste pode provocar o impacto da região de inserção do supraespinhal com a borda inferior do acrômio. Este teste também pode apresentar-se positivo em patologias como tendinite do supraespinhal, capsulite adesiva, bursite, lesões da articulação acromioclavicular e na instabilidade multidirecional. Enquanto a rotação escapular é impedida por uma das mãos do avaliador, o braço do paciente é passivamente forçado na elevação em um ângulo entre flexão e abdução pela outra mão. Uma forte pressão é aplicada com a articulação glenoumeral na posição neutra, em rotação interna e rotação externa (alguns autores dizem que é realizada apenas rotação interna). Resultado positivo: dor na região. Item errado.

(D) Queda do braço/ Codman: o avaliador eleva passivamente o braço a 90º de abdução. É solicitado ao paciente a abaixar o braço com a palma para baixo. Se a qualquer ponto na descida seu braço cair, indica ruptura do manguito rotador, geralmente o supraespinhal. Item errado.

(E) Jobe: o braço do paciente é posicionado no plano escapular e o avaliador aplica uma resistência em direção ao solo. Positivo quando houver dor, fraqueza ou insuficiência do supraespinhal secundário a uma ruptura ou associada a impacto. Item correto. É a resposta da questão.

Explicação:

Mais perguntas de Enem