Bootstrap

Veja que o girassol apresenta uma estrutura altamente ordenada que caracteriza a vida. Para que você enxergue

Nathallya

- Biologia

Veja que o girassol apresenta uma estrutura altamente ordenada que caracteriza a vida. Para que você enxergue o cavalo marinho é preciso mais atenção, pois ele se encontra bastante camuflado ao ambiente. A planta carnívora fechou-se em uma armadilha assim que seus sensores receberam os estímulos provocados pela entrada da libélula. O pinguim, com seu filhote, ilustra a capacidade dos seres vivos de se reproduzirem. O filhote de crocodilo do Nilo, que luta para sair de seu ovo, mostra que, apesar de ser ainda pequeno, carrega genes que são responsáveis por seu padrão de crescimento e de desenvolvimento. O ágil beija-flor obtém energia para a sua sobrevivência através do néctar retirado das plantas. Através das orelhas enormes da lebre podemos ver a presença de vasos sanguíneos, permitindo o fluxo sanguíneo, ajudando a manter a temperatura corporal constante. Após observar os organismos, separe-os em grupos. grupos. Para isso use os seguintes critérios: - É um animal ou vegetal?
- Habita o ambiente terrestre ou o aquático?
- Como obtém energia para realizar suas funções vitais?
- Como se reproduz?

1 Resposta

Os vegetais são seres autotróficos capazes de produzirem seu próprio alimento. Através da fotossíntese convertem a luz solar em energia química, armazenada na forma de substâncias orgânicas. São vegetais o girassol e a planta carnívora. Apesar de a planta carnívora se alimentar de pequenos animais como insetos, aranhas, anfíbios e aves, ela realiza a fotossíntese através da luz solar. As plantas carnívoras geralmente crescem em ambientes pobres em nutrientes, por isso necessitam ingerir outros seres vivos para adquirir tais nutrientes, como é o caso de compostos nitrogenados, essenciais para a síntese da molécula de clorofila.

Os animais são seres heterotróficos, não produzem o próprio alimento, necessitam de outros organismos vivos, animais ou vegetais, para proverem os compostos necessários à sua sobrevivência. O cavalo marinho, o pinguim, o crocodilo, o beija-flor e a lebre são animais.

Os animais podem ser dependentes da água para a reprodução, respiração ou alimentação, como é o caso dos peixes. O cavalo-marinho apesar de ter a aparência de um pequeno cavalo é um peixe. Vive em águas marinhas e se alimenta de pequenos moluscos, crustáceos e plâncton. A reprodução no cavalo-marinho é bastante interessante, pois após a fertilização dos ovos postos pela fêmea, o macho irá guardá-los em uma bolsa na base de sua cauda. Aproximadamente dois meses depois, os ovos se abrem e o macho elimina os filhotes.

O pinguim é uma ave marinha que apresenta várias adaptações que lhe possibilitam viver em um ambiente aquático. São excelentes nadadores, graças ao seu corpo fusiforme e suas asas que parecem barbatanas. Os casais cuidam do ninho onde seus ovos serão chocados. Após o nascimento, ambos cuidam da nutrição e da proteção dos filhotes.

O beija-flor também é uma ave, bastante pequena e leve. Apresenta bico longo e língua bifurcada e, diferentemente dos pinguins, ele não consegue caminhar no chão, devido ao tamanho reduzido de suas patas, mas é extremamente ágil no voo. A reprodução é sexuada, e os ovos levam em média dezesseis dias para eclodirem.

O crocodilo é um réptil adaptado a viver em águas doces e, com poucas exceções, em águas salgadas. São animais carnívoros e sua reprodução é sexuada. A fêmea constrói um ninho na areia, onde coloca os seus ovos, depois os cobre, e o calor do sol é responsável por chocá-los. Depois de 7 a 8 semanas os filhotes nascem e crescem rapidamente.

A lebre é um mamífero. Animais que possuem glândulas mamárias, produtoras de leite, e apresentam pelos. O leite é essencial para o desenvolvimento dos filhotes após o nascimento. A lebre é um mamífero placentário, cujos embriões desenvolvem-se dentro do útero da mãe e a nutrição ocorre através da placenta.

Explicação:

Mais perguntas de Biologia