Bootstrap

Pacientes vítimas de mordedura por animais potencialmente transmissores da raiva podem evoluir com uma das

Isabillypyc

- Biologia

Pacientes vítimas de mordedura por animais potencialmente transmissores da raiva podem evoluir com uma das mais temíveis complicações: a Raiva Humana. Por ser uma condição imunoprevinível, é importante saber reconhecer quando e qual profilaxia está indicada. Desta forma, trata-se de uma conduta adequada na Atenção Primária: Escolha uma opção:
a. Pedro, 20 anos foi acampar com amigos e ao escurecer não notou a presença de um morcego próximo a barraca e foi mordido no pescoço. Ainda na mesma noite, buscou atendimento hospitalar e prontamente foi iniciado soro antirrábico e aplicada primeira dose de vacina, além de feita atualização da antitetânica e iniciado antibioticoprofilaxia. Acidentes com morcego sempre são classificados como acidente grave. Para esses casos, está indicado a profilaxia pós exposição completa com vacina antirrábica e soro antirrábico, bem como antibioticoterapia. Além disso, o ferimento é considerado de alto risco para tétano, o que indica a aplicação da vacina antitetânica.
b. Luís, 15 anos, chega a Unidade de Saúde vítima de uma mordedura de um cão no braço. O ferimento é único e profundo. Durante o atendimento, é explicado a Luís que o ferimento é leve, assim a conduta adotada será a observação do animal por 10 dias. Vacinação antitetânica e antibioticoprofilaxia também não serão necessárias em acidentes leves.
c. Joana, 22 anos, durante visita à casa de sua avó, foi mordida pelo seu gato, que desde o nascimento permanece exclusivamente dentro de casa. A mordida foi em sua mão, um ferimento único e profundo. Preocupada, busca atendimento na Unidade de Saúde e é informada sobre a gravidade do acidente e necessidade de aplicação duas doses da vacina antirrábica e início de antibioticoprofilaxia, além de avaliação de vacinação de antitetânica.
d. Paula, 12 anos, ganhou de presente de Páscoa um coelho. Em uma das brincadeiras, foi mordida pelo animal na perna direta. Ao ser atendida em uma Unidade de Saúde, foi informada que o acidente é leve, porém por ser um animal suspeito, ela deverá receber as quatro doses da vacina antirrábica.

1 Resposta

A letra b

Mais perguntas de Biologia