Bootstrap

Esgoto e descarte de lixo provocam mortandade de peixes no Poxim A Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Esgoto e descarte de lixo provocam mortandade de peixes no Poxim A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) alerta a população aracajuana sobre a conservação das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), a exemplo de rios e mangues. O órgão ambiental vem realizando constantes fiscalizações nestas áreas por meio do Departamento de Controle Ambiental (DCA). [...] os fiscais ambientais se depararam com uma problemática: vários peixes mortos às margens do rio Poxim [...].

De acordo com a analista ambiental da Sema, Emanuela Carla, durante a fiscalização foi analisada visualmente a causa da morte dos peixes, sendo constatado que, além de descarte de resíduos, a exemplo de sofá, televisão, vaso sanitário e garrafas plásticas, a mortandade deve-se também ao despejo de efluentes¹ domésticos sem tratamento em diversos pontos do rio.

[...] O peixe, como qualquer outro ser vivo, depende da qualidade de seu meio, para respirar, se alimentar e se reproduzir, ou seja, para sobreviver. [...]

*Vocabulário:

¹efluentes: resíduos provenientes do consumo humano.

ESGOTO e descarte de lixo provocam mortandade de peixes no Poxim. F5 News, 2018. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2021. Fragmento.

Com base nesse texto, a morte de peixes indica que o Rio Poxim teve

a quantidade de oxigênio reduzida.
a temperatura da água aumentada.
o curso d’água canalizado.
o volume de água alterado.

1 Resposta

1) a quantidade de oxigenio reduzida

Explicação:

Mais perguntas de Biologia