Em que se baseia a descoberta da penicilina (alexander fleming)? sob aspecto ecológico, como se denomina esse fato?

Marquinhos

Olá!

A descoberta da penicilina foi um importante passo para a medicina, pois foi durante muito tempo o principal  antibiótico utilizado para tratamento de diversas doenças. Sua descoberta ocorreu de forma acidental quando as  culturas de Staphylococcus do Alexander Fleming ( bactéria que estava sendo estudada por ele ) foram contaminadas por um fungo , Penicillium chrysogenum / notatum, e notou que ao redor de onde o fungo cresceu não houve crescimento da bacteria, e assim identificou que o fungo produzia uma substancia capaz de impedir o crescimento bacteriano.
Como foi utilizado por muito tempo indiscriminadamente, acabou promovendo uma seleção artificial positiva acidentalmente para os microorganismos resistentes e com o tempo, sua eficácia acabou sendo drasticamente afetada.

Espero ter ajudado​