Em que pontos a Teoria da Relatividade de Einstein discorda da Teoria Newtoniana ? Me ajudem por favor essa é a pergunta da Recuperação!!!​

neireoliveira

Para entender o estudo polêmico, antes é preciso lembrar da importância de dois dos maiores cientistas da história. Primeiro, temos Isaac Newton, que nos ensinou que a gravidade (essa mesma que fez a maçã cair em sua cabeça) é a força responsável por manter a Terra, o Sol, os planetas e tudo mais que existe no universo no seu lugar através da atração que um exerce sobre o outro. Já Einstein, aprofundando os conceitos de Newton, nos ensinou que a gravidade é tão poderosa que, além de manter os corpos em seus lugares, ela também dobra o espaço-tempo, como se ele realmente fosse o tecido de uma cama elástica que sofre deformações quando colocamos algo pesado em cima — logo, quanto mais pesado, mais deformação.

Estas ideias são tão importantes que são usadas até hoje, seja em lançamentos de foguetes ou em tecnologias como o GPS. A descoberta das ondas gravitacionais, por exemplo, comprovou um dos principais conceitos formulados por Einstein.

O problema é que, por mais geniais que as teorias clássicas sejam, elas não conseguem explicar tudo. Elas falham miseravelmente ao serem aplicadas ao mundo subatômico, por exemplo, o mundo de partículas muito, muito menores do que o átomo.

Estes modelos gravitacionais só fazem sentido entre corpos muito, muito gigantes. E com uma condição: se a matéria escura entrar na história. É que existem deformações no tecido do espaço-tempo que os cientistas simplesmente não conseguem explicar. Eles conseguem detectá-las, mas não têm a mínima ideia do que causam. A explicação seria um tipo de matéria que não emitiria luz nenhuma, sim, algo invisível: a matéria escura.— um conceito apresentado pela primeira vez em 1930, por Fritz Zwicky, e reforçado pelos estudos de Vera Rubin.

É exatamente o que você está pensado: os cientistas criaram um conceito para dar sentido à teoria de Einstein. Assim, uma coisa se encaixa na outra e temos uma explicação quase perfeita para o Universo. "Quase" porque ela ainda não explica o mundo subatômico, mas, tudo bem, os cientistas podem viver com isso.

Boa Sorte!