Bootstrap

“Os fungos filamentosos podem reproduzir-se assexuadamente

“Os fungos filamentosos podem reproduzir-se assexuadamente pela fragmentação de suas hifas. Além disso, em fungos, tanto a reprodução sexuada quanto a assexuada ocorrem pela formação de esporos. Na realidade, os fungos normalmente são identificados pelo tipo de esporo que produzem. [...] Eles são completamente diferentes dos endósporos de bactérias, nas quais representam uma forma de resistência às adversidades ambientais, retomando à forma vegetativa quando o ambiente voltar a ser favorável. [...] Ao contrário, os esporos dos fungos são gerados como um processo do ciclo biológico e representam uma verdadeira forma de reprodução, uma vez que cada um deles pode gerar um segundo organismo.”

Adaptado de: TORTORA, G. J. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 360.



O texto aponta algumas características dos esporos dos fungos. Assinale a alternativa que descreve corretamente essas características.

Escolha uma opção:

a.
Os artroconídios são esporos formados na extremidade de uma hifa não septada, com parede fina e delicada, característicos de Coccidioides immitis.


b.
Os esporangiósporos são esporos sexuais formados no interior de um esporângio e são produzidos por Rhizopus.


c.
Os conídios são esporos sexuais produzidos em cadeias na extremidade do conidióforo, como ocorre, por exemplo, em Aspergillus.


d.
Os blastoconídios são esporos sexuais semelhantes a um broto da célula parental, como na levedura Candida albicans.


e.
Os esporos assexuais são produzidos por diversas espécies de fungos, patogênicos ou não, por mitose e subsequente divisão celular.

0 Respostas

nunesfcleide está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Biologia