Bootstrap

TEXTO 01 AS VANGUARDAS RUSSASAté o início do século XX, a arte ocidental era geralmente voltada

Joaoguiopdsfze

- Artes

TEXTO 01 AS VANGUARDAS RUSSAS

Até o início do século XX, a arte ocidental era geralmente voltada à representação da realidade, ainda que cada artista, à sua época, tenha feito isso com um estilo próprio. Contudo, desse período em diante, muitos artistas começaram a questionar esse tipo de representação, bem como a questionar também a função da arte. Na Europa, vários artistas aderiram a diversos movimentos que ficaram conhecidos como vanguardas históricas. As vanguardas históricas europeias defendiam uma posição experimental para a produção artística, baseada na liberdade criativa. Entre as vanguardas russas, dois movimentos artísticos são muito importantes para entender o contexto da produção dos cartazes: o Suprematismo e o Construtivismo. O Suprematismo teve como maior representante o artista plástico russo esse movimento Kazimir Malevich (1878-1935). Os artistas ligados a defendiam que a arte não deveria ter a função de "representar" a realidade: para os suprematistas, a arte era puramente uma construção plástica. Por exemplo, a pintura de um quadrado não deveria simbolizar qualquer forma real nem ter a função de ser ou não bela, seria apenas a pintura de um quadrado. No Construtivismo, assim como no Suprematismo, a arte também não deveria "representar" algo. Entretanto, os construtivistas acreditavam que as obras de arte deveriam ter uma função específica: a de contribuir na "construção" da nova sociedade Muitos artistas, engajados com os movimentos políticos revolucionários da época, buscando transformações sociais, adotaram as artes (artes visuais, literatura , teatro, arquitetura, entre outras linguagens) como um tipo de postura política mais sensibilizada. Nesse caso, a arte ligada à construção da nova sociedade deveria intervir nos comportamentos da vida cotidiana, servindo como instrumento de transformação.

texto:02

A arte que seque nas ruas: o grafite de Banksy

No final da década de 1980, os grafites de um artista anônimo ganharam destaque nas ruas das cidades de Bristol e Londres, na Inglaterra. Assinando suas obras com o pseudônimo Banksy, esse artista só se comunica por meio de porta-vozes para preservar a sua identidade. Em função desse mistério, não se conhece a sua biografia e até mesmo a autoria de alguns trabalhos atribuídos a ele pode ser contestada. Analisar o estilo dos grafites é a única maneira de tentar identificar suas obras, hoje encontradas em diversos países. Ainda que sua identidade não seja conhecida, Banksy tornou-se reconhecido mundialmente como um artista engajado pelo caráter questionador e provocativo de seus grafites, abordando temas polêmicos da sociedade contemporânea, seja pelo local em que faz suas obras, seja pelo teor da imagem que produz. Grande parte dos grafites do artista são feitos com a técnica do estêncil, que permite a reprodução em diversos locais. Outras obras, apresentadas em exposições de arte, são feitas com serigrafia, uma técnica de impressão que permite a tiragem de muitas cópias. A escolha do local a ser grafitado é uma etapa importante na criação do artista, pois faz parte do conceito da obra. Em 2015, por exemplo, Banksy filmou sua entrada em uma das regiões mais conflituosas do mundo, a Faixa de Gaza, no Oriente Médio, onde é proibida a circulação de pessoas não autorizadas. Nesse local, o artista fez vários grafites, dentre eles o que pode ser visto na imagem a seguir. Há imagens art ticas nos muros de sua cidade?

2. Qual o contexto que essas imagens foram produzidas e o que elas retratam?

Analise a imagem e responda as questões 03, 04 e 05.

3. A imagem é um dos grafites de Banksy encontrado na cidade de Londres. Como o grafite parece ter sido produzido?

4. Que tipo de crítica, Banksy quis representado na imagem?

5. Quem poderiam ser essas pessoas e o que parece estar acontecendo na cena?

6. De acordo com texto 01, explique o contexto histórico das vanguardas russas.

7. No Construtivismo, assim como no Suprematismo, a arte também não deveria "representar" algo. Essas produções artísticas deveriam aproximar-se ideias. Com base na afirmação, explique que tipo de função social essas produções artísticas deveriam abordar.​


TEXTO 01 AS VANGUARDAS RUSSASAté o início do século XX, a arte ocidental era geralmente voltada à

0 Respostas

Joaoguiopdsfze está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Artes