Bootstrap

O Brasil tem uma notável diversidade criativa. Suas expressões culturais podem ter um papel central no

O Brasil tem uma notável diversidade criativa. Suas expressões culturais podem ter um papel central no desenvolvimento de projetos culturais no país, especialmente com ênfase nos povos indígenas e afrodescendentes. Com a ratificação do Brasil, em 2007, da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada em 2005 ... Por meio desse acordo histórico, a comunidade internacional reconheceu formalmente a natureza cultural e econômica das expressões culturais contemporâneas produzidas por artistas e profissionais da cultura.

Como expresso no trecho acima, o Brasil é caracterizado por sua diversidade cultural, o que impacta diretamente na formatação e políticas e projetos para o desenvolvimento das sociedades.

Assim, a antropologia ganha destaque por ser a ciência que colocará toda essa diversidade em perspectiva.

Sobre a produção antropológica brasileira, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:
A antropologia brasileira concentra-se apenas nos estudos sobre os povos indígenas, não sendo objeto de estudo da mesma a vida na cidade.

Alternativa 2:
Até os anos 80, o Brasil não era alvo de investigação dos antropólogos brasileiros, os quais se voltaram para o estudo de povos de outras regiões do mundo, como em Bali.

Alternativa 3:
Os principais nomes da antropologia brasileira são Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro. Ambos se pautaram em Durkheim e observaram o Brasil através da perspectiva do fato social.

Alternativa 4:
O estudo das culturas no Brasil, a etnologia brasileira, concentrou-se, em meados do século XX, em conhecer os povos originários do território nacional, posteriormente conduziu pesquisas no meio rural, ressaltando o modo de vida no campo.

Alternativa 5:
As obras de Darcy RIbeiro são consideradas por muito como exemplos da tese evolucionista. Nesta, o antropólogo compara as populações indígenas com as das cidades mais urbanizadas e concluí que o Brasil não conseguiu atingir uma identidade nacional por conta das diferenças evolutivas entre os grupos.

1 Resposta

FerSilva

A alternativa B está correta.

Através de um entendimento sobre características básicas do homem e do processo de colonização da nação, vemos que Darcy Ribeiro busca nos orientar sobre o espaço o qual habitamos hoje a importância da nação tendo relação direta com a miscigenação.

Por isso, para ele, somos hoje um conjunto de características que nos fazem um grupo indenitário, diferenciado de outros grupos, e, tendo nossos 3 pilares étnicos começando pelos Índios, depois pelos Portugueses e em terceiro lugar pelos Africanos trazidos para o Brasil.

Mais perguntas de Artes