Bootstrap

Leia a seguir uma notícia sobre um evento de teatro nô realizado em São Paulo, em 2014, no Teatro

marinatagomori

- Artes

Leia a seguir uma notícia sobre um evento de teatro nô realizado em São Paulo, em 2014, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP):

Imin nô - V encontro de nôgaku - outono
[...]
Há cinco escolas (estilos) de Nô: Kanze, Komparu, Hosho, Kongo e Kita, das quais a primeira é sensivelmente grande. A kanze, a Komparu, a Hosho e a Kongo foram fundadas no século XIV e a Kitano no início do século XVII.
Esta arte também foi trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses, sendo que aqui existem representantes de quatro das cinco escolas.
Em 1939, foi fundado o primeiro grupo de Nô, o Hakuyou Kai, pelo senhor Nobuyuki Suzuki. O Hakuyou Kai teve uma carreira profícua e representada por praticantes, em sua maioria, das escolas Kanze e Hosho. Ao longo do meio século, o grupo manteve a prática do Nô e realizou mais de uma centena de apresentações até a década de 1990, quando se extinguiu. Alguns de seus integrantes originais continuam em atividade e, hoje integram a Associação Brasileira de Nôgaku (ABN).
A ABN, ativa desde 2008 e oficialmente fundada em 2013, é formada por imigrantes japoneses e atores brasileiros [...].
A junção de escola distintas de Teatro Nô seria muito rara no Japão. No Brasil, representantes de diferentes estilos têm se unido desde 1939, fortalecendo, divulgando e dando expressão à cultura japonesa através desta arte clássica. A ABN tem compartilhado seu conhecimento com artistas brasileiros num diálogo intercultural, dando um aspecto singular às peças que apresenta. O termo Imin Nô, criado pelo diretor artístico do grupo, Jun Ogasawara, define o espírito da ABN: "Nô de imigrantes, por imigrantes, por imigrantes e para imigrantes". Como, de certa forma, somos todos imigrantes, o termo define um encontro-reencontro com a singularidade que nos universaliza.
[...] Para a ocasião do V Encontro de Nôgaku, a peça escolhida foi a célebre Hagoromo, ou Zeami (1364-1443) e conta a história de um pescador que encontra um lindo manto de plumas pendurados sobre o ramo de um Pinheiro, na Baía de Miho, perto do Monte Fuji. [...]
Por uma feliz coincidência, esta foi a primeira peça encenada no Brasil (e na América Latina) pelo pioneiro Hakuyou Kai, em 1964, também em versão reduzida. Na apresentação da ABN, o manto e a coroa do anjo serão os mesmos ultilizados há exatamente 50 anos. [...]

Com base nesse texto e em outros conteúdos estudados neste capítulo, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas.

a) ( ) De origem japonesa, o teatro Nô é reconhecido em todo o mundo como um patrimônio imaterial da humanidade, porém não é praticado em outros países.

b) ( ) No Brasil, o Nô começou a ser praticado a partir de 1939 e desde 2013 a Associação Brasileira de Nôgaku (ABN) apresenta peças reunindo atores que seguem escolas japonesas tradicionais dessa arte.

c) ( ) Junto com o Teatro Nô, costuma ser apresentado em um tipo de peça cômica chamada kyogen. Para se referir à junção desses dois gêneros, usa-se o termo Nôgaku.

d) ( ) Em uma apresentação de Nô e kyogen, há pouco espaço para improvisações. Todas as ações da peça seguem modelos preestabelecidos chamados katas.

e) ( ) Hagoromo, de Zeami, é uma história repleta de reviravoltas, envolvendo samurais que lutam pra obter um manto de plumas.​

1 Resposta

Camila

(V) Grande parte dos imigrantes japoneses que imigrou para o Brasil, no início do século XX, era formada por camponeses de regiões pobres do Norte e Sul do Japão, que veio trabalhar nas fazendas de café do Oeste do Estado de São Paulo.

Correto. Os imigrantes japoneses que vieram para o Brasil partiram de diferentes espaços no Japão, objetivando melhorar suas condições de vida em fazendas de café em São Paulo.


(V) O acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês foi feito para suprir as necessidades de ambos os países. No começo do século XX, o Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão passava por um período de grande crescimento populacional.

Correto. o crescimento populacional japonês exigia que houvesse a exportação do excedente populacional.


(V) A maioria dos imigrantes japoneses fixou-se no Estado de São Paulo, nessa região formaram-se bairros e até mesmo colônias com um grande número de japoneses. Porém, algumas famílias de japoneses espalharam-se para outros lugares do Brasil.

Correto. São Paulo concentrou a maior parte das famílias japonesas do país, embora alguns núcleos tenham se espalhado pelo resto do país.


(V) Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os japoneses enfrentaram muitos problemas em território brasileiro. A imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes.

Correto. Pelo fato de o Japão estar lutando ao lado da Alemanha, os japoneses foram vigiados no Brasil e vistos com suspeita, já que o país encontrava-se em guerra contra o eixo.


(V) Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil, número que aumentou com o início da Primeira Guerra Mundial. Hoje, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses fora do Japão.

Correto. O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com um contingente intenso chegado no período do início ao entre guerras.


abraços

Mais perguntas de Artes