Bootstrap

Diante de uma lesão, a primeira linha de defesa do organismo é uma resposta inflamatória, cujo objetivo

tokioruiva

- Saúde

Diante de uma lesão, a primeira linha de defesa do organismo é uma resposta inflamatória, cujo objetivo é eliminar o agente causador desta resposta. Os sinais clássicos desse processo são calor, rubor, edema, dor e possível perda da função tecidual. PRADO, G. Fundamentos de farmacologia aplicada à podologia. Maringá: UniCesumar, 2021. Adaptado. Com base nesta informação, analise as asserções abaixo: I. Os tipos celulares dominantes no processo inflamatório agudo são os neutrófilos, e macrófagos, responsáveis pela resposta inune adaptativa. PORQUE II. Durante um processo inflamatório crônico, há o domínio no tecido das células mononucleares como os monócitos, macrófagos e linfócitos, além de sinais de angiogênese e fibrose. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas. Questão 4 de 10

1 Resposta

pohameeeeu

Em relação aos tipos de inflamação, pode-se concluir que: a asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira (Alternativa 4).

⟹    I. Os tipos celulares dominantes no processo inflamatório agudo são os neutrófilos, e macrófagos, responsáveis pela resposta inune adaptativa.

Incorreta. Na inflamação aguda as células predominantes são sim os neutrófilos e macrófagos, porém, são células da imunidade inata, que é a primeira forma de defesa do organimo e sem especificidade. As células da imunidade adaptativa são os linfócitos T e B.

⟹    II. Durante um processo inflamatório crônico, há o domínio no tecido das células mononucleares como os monócitos, macrófagos e linfócitos, além de sinais de angiogênese e fibrose.

Correta. Na inflamação crônica predomina as células mononucleares, há proliferação de fibroblastos, bem como a formação de novos vasos (angiogênese).

Portanto, concluímos que a afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira. Assim, a opção 4 é a correta.

Vale destacar algo marcante que diferencia esses dois tipos de inflamação:

uma é rápida e com sinais bastante exacerbados (aguda) e a outra é de longa duração, mas com sinais de baixa intensidade (crônica).

Venha estudar mais em:


Diante de uma lesão, a primeira linha de defesa do organismo é uma resposta inflamatória, cujo objet

Mais perguntas de Saúde