Bootstrap

O Alcorão e o papel da mulher no mundo islâmico O Alcorão narra a origem do universo e dos homens e sistematiza

O Alcorão e o papel da mulher no mundo islâmicoO Alcorão narra a origem do universo e dos homens e sistematiza as leis morais e sociais islâmicas, bem como os deveres e os direitos dos fiéis.
Para o islã, o Alcorão expressa a vontade de Deus e, por isso, seus preceitos devem ser seguidos. Porém, muitas dessas práticas não condizem com os valores da cultura ocidental, sobretudo no que diz respeito aos direitos conquistados pelas mulheres.
Um dos casos de estranhamento cultural está no banimento de alguns tipos de véu islâmico na França. Os véus que cobrem todo o corpo foram considerados uma forma de opressão contra a mulher pelas autoridades francesas. Veja, a seguir, alguns trechos do Alcorão que tratam do papel da mulher no islã.
"3. Se temerdes ser injustos no trato com os órfãos, poderei desposar duas, três ou quatro das que vos aprouver, entre as mulheres. Mas e temerdes não poder ser equitativos com elas, casai, então, com uma só, ou conformai-vos com as que vossas mãos direitas possuem. Isso é o mais adequado, para evitar que cometais injustiças [...] 15. Quando àquelas, dentre vossas mulheres, que tenham incorrido em adultério, apelai para quatro testemunhas, dentre os vossos e, se estas o confirmarem, confinai- as em suas casas, até que lhes chegue a morte ou que Alá lhes trace um novo destino.

16. E àqueles, dentre vós, que o cometerem (homens e mulheres), puni-os; porém, caso se arrependam e se corrijam, deixai-os tranquilos, porque Alá é Remissório, Misericordiosíssimo. [...] 34. Os homens são protetores das mulheres, porque Alá dotou uns com mais (força) do que as outras, e pelo sustento do seu pecúlio. As boas esposas são as devotas, que guardam, na ausência (do marido), o que Alá ordenou que fosse guardado. Quanto àquelas de quem constatais rebeldia, admoestai-as (na primeira vez), abandonai os seus leitos (na segunda vez) e castigai-as (na terceira vez); porém, se vos obedecerem, não procureis meios (escusos) contra elas. Sabei Alá é Excelso, Magnânimo." (4ª Surata, 1, 3, 15-16, 34, O significado dos versículos do Alcorão sagrado: versão portuguesa diretamente do árabe. São Paulo: MarsaM, 2004. p. 86-91, 95, 472).

Para compreender o documento:

Lendo esses trechos, percebemos que, em alguns aspectos, o islã coincide com a tradição bíblica ao subordinar as mulheres ao comando dos homens.
Em outros, há o reconhecimento de alguns direitos das mulheres, como direito à herança e o direito de serem tratadas com amor e companheirismo por seus maridos.
1. Os versículos reproduzidos indicam que o Alcorão é um código de conduta para o fiel.
2. Note que o islã admite a poligamia masculina, mas estabelece condições para isso.
3. O adultério cometido tanto pelos maridos como pelas esposas, é condenado e passível de punição.

Questões:
1. Quais trechos no texto expõem a visão de submissão das mulheres? Quais revelam a visão de que elas merecem respeito e proteção?
2. Segundo o texto, como o adultério deve ser tratado? As orientações para homens e mulheres são as mesmas? Justifique.
3. Na sua opinião, em nosso país há diferenças entre homens e mulheres? Pesquise dados que justifiquem a sua resposta, e os apresente aqui.

1 Resposta

Ferkaso

1)A) 2)C) 3)D) 4 )A) 5)C) 6)A)

Explicação:

O resto não deu Pq tô ocupada com alguns assuntos pessoais desculpas e bons estudos

Mais perguntas de História