Ao longo da história, muitos artistas tiveram a obsessão pelo pormenor da observação dos objetos (das coisas) e na meticulosidade que foi se tornando numa característica poderosa da representação da natureza-morta, tanto que, para o alcance de um grande realismo na imitação da natureza, apresentam exageros na representação de brilhos, de luz e sombra.
analise as afirmativas a seguir:
i. o gênero natureza-morta acabou por ganhar autonomia no final do século xvi, no período barroco.
ii. a iluminação passou de natural a artificial ou, até, se introduz na própria representação (por exemplo, a vela que vai se consumindo).
iii. com o gênero da natureza-morta o formato da pintura passa a ser de dimensões relativamente pequenas, onde a escala dos objetos representados aproxima-se da proporção de 1/1 em relação aos objetos reais.
iv. o gênero consiste na representação de elementos vegetais em decomposição e redução significativa da escala dos objetos no desenho.
com base nos conteúdos estudados acerca dos aspectos históricos e técnicos da natureza-morta, analise as assertivas abaixo quanto a sua veracidade (v - verdadeiro ou f - falso):
escolha uma:
a. f, v, f, v.
b. v, v, f, f. incorreto
c. v, v, v, v.
d. v, v, v, f.
e. v, v, f, v.