Bootstrap

7. O processo de urbanização se intensificou no Ocidente após a Revolução Industrial, devido à

7. O processo de urbanização se intensificou no Ocidente após a Revolução Industrial, devido à migração de parte da população do campo em direção aos núcleos urbanos que estavam se formando. Entretanto, o planejamento racional das cidades começou na França e não na Inglaterra. Inclusive, os planos urbanos das cidades modernas da França, em particular, de Paris, serviram como referência para a reforma urbana no Brasil, no Rio de Janeiro. Com relação às novas ideias de planejamento dos espaços urbanos na França, assinale a alternativa INCORRETA: a) Para a construção dos boulevares franceses ocorreu a eliminação das habitações miseráveis como os cortiços e moradias improvisadas. Essa ideia de limpeza urbana para a construção de vias longas e com largos corredores serviram como referência para a reforma urbana no Brasil, no século XIX no Rio de Janeiro, quando foram destruídos os cortiços. b) Os boulevares franceses eram um tipo de via estreita, semelhante aos atuais calçadões, projetadas para a construção de espaços de sociabilidades como parques e jardins botânicos, onde se demonstrava profunda preocupação com a paisagística. c) Embasados no planejamento racional dos espaços urbanos, os urbanistas transformaram as cidades em um espaço funcional, onde o viver, o trabalhar, o recrear-se e o circular deveriam estar presentes em todos os planos de ordenação. d) O antigo arruamento desordenado nas cidades francesas estava condenado a ser desfeito e destruído e o novo, com bases na geometria e simetria, deveria ser implantado. Como solução de espaço, surgem os boulevares franceses.

1 Resposta

rodrigovtrn

1) As primeiras cidades do Brasil são fruto da chegada dos portugueses no território brasileiro. ... A urbanização e de fato o conceito de cidade só veio com o processo de industrialização, onde o aumento do meio urbano foi possível e a saída dos indivíduos do campo para a cidade ocorreu.

2) O açúcar representou a primeira grande riqueza agrícola e industrial do Brasil e, durante muito tempo, foi a base da economia colonial.

Mais perguntas de História