Bootstrap

Analise o mapa de regionalização geoeconômica. A partir da análise do mapa, considere as afirmativas

Felipe

- Geografia

Analise o mapa de regionalização geoeconômica. A partir da análise do mapa, considere as afirmativas a seguir.

I) A divisão apresentada no mapa tem por base as características histórico-econômicas do Brasil, ou seja, os aspectos da economia e da formação histórica e regional.

II) A Região geoeconômica da Amazônia compreende, de modo geral, o domínio da floresta Amazônica. Essa ocupação caracteriza-se pela implantação de grandes projetos de integração.

III) A região geoeconômica do Nordeste é uma região de colonização mais antiga. Possui grandes diferenças naturais e socioeconômicas.

IV) A região geoeconômica do Centro-Sul, concentra a maior produção industrial e agropecuária do Brasil, concentrando as três maiores regiões metropolitanas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

São corretas as afirmativas:

I e II.

I, III e IV

I, II e III

I, II, III e IV


Analise o mapa de regionalização geoeconômica. A partir da análise do mapa, considere as afirmati

1 Resposta

Felpopinha

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo é 1, 2, 2, 4, 3, 1.

A soja, o café, a cana-de-açúcar e a carne bovina estão entre as maiores produções nacionais.

A soja, cultura mais lucrativa para o país nos últimos tempos concentra-se em sua grande parte em Mato Grosso, do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Goiás, mas diversos estados vêm aumentando seu plantio, principalmente em períodos de safra, em consórcio como milho ou algodão. Além do seu uso em rações animais, como fonte proteica, pesquisas apontam seu potencial para o desenvolvimento de biocombustíveis.

O café concentra-se muito em regiões serranas. Em Minas Gerais há o predomínio do café arábica, e no Espírito Santo do café conilon, que é muito utilizado na formulação de blends com o arábica. O Brasil é o maior produtor e exportador do produto e a produção de café orgânico é um segmento que vem ganhando muito espaço devido ao preço elevado do produto.

A cana-de-açúcar, além de fabricar os produtos como o açúcar, a rapadura e a cachaça, é essencial para a produção do etanol biocombustível e suas indústrias e áreas produtivas concentram-se no Sudeste e Centro-Oeste.

A carne bovina vem ganhando seu espaço no cenário internacional, e a pecuária de corte vem crescendo cada vez mais com adoção de tecnologias que priorizam o bem-estar animal.

Mais perguntas de Geografia